Richa cobra rigor na apuração e punição de excessos policiais

Publicado: 29 novembro 2012 em Paraná

O governador Beto Richa determinou que a Secretaria da Segurança Pública e os comandos da Polícia Militar e Polícia Civil façam uma apuração rigorosa de todos os casos de excessos cometidos por policiais. “Quando comprovado que houve abuso, a punição deve ser exemplar”, afirmou.

Richa disse que o governo estadual está oferecendo o suporte necessário para que as forças policiais garantam segurança à população. “Não admito excessos. Os nossos policiais recebem treinamento adequado e devem tratar os cidadãos com respeito”, alertou o governador.

Beto Richa exigiu agilidade na investigação de uma denúncia de abordagem violenta no último final de semana, em Curitiba, envolvendo PMs, moradores do Bairro Alto e uma advogada. “A grande maioria dos policiais tem conduta correta, mas pela natureza do serviço policial, que é proteger as pessoas, não se admite exceções”.

Segundo Richa, hoje as corregedorias das polícias Militar e Civil têm plenas condições de investigar denúncias e aplicar as punições cabíveis. “Criamos a corregedoria da PM e fortalecemos o setor na Polícia Civil. É preciso que se dê respostas ao Estado e aos paranaenses”, declarou.

Richa lembrou ainda que o governo fez um grande esforço para melhorar a remuneração das forças de segurança, com a implantação do subsídio, que garante ao Paraná o segundo melhor salário para policiais militares no Brasil. “Também estamos investindo fortemente em equipamentos, sistemas de inteligência, viaturas e infraestrutura”, disse.

O governador destacou ainda a contratação de 3.120 novos policiais para recompor os efetivos e a autorização para concurso público para outras 6.000 vagas. Ele ressaltou a implantação de Unidades Paraná Seguro em Curitiba e no Interior do Estado, além da criação de novos batalhões, como o de Fronteira. “Ainda temos muitos investimentos programados, mas aquilo que está ao alcance do governo, está sendo feito”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s